50 Anos


testeira_historico

A Ferral foi fundada em 1959, por Homero Armando Xavier Gomes, que iniciou o negócio com capital próprio, comprando um terreno em Duque de Caxias. A ideia inicial era a produção de esquadrias de alumínio, que na época era uma novidade no mercado. No entanto, a fase de fabricação de produtos com o alumínio não durou nem um ano e a empresa passou a focar no aço, com especialização em estruturas metálicas. Seus principais clientes eram a Companhia Vale do Rio Doce, para a qual a Ferral fornecia esteiras para carregamento de minério e a Aracruz celulose.

Durante os anos 70, a empresa desenvolveu produtos para empresas do setor de mineração, para a Vale Sul alumínio, com o desenvolvimento de suspensões e sistemas de giro, para estradas de ferro (RFFSA) e alguns setores da construção civil. Por volta de 1976, a Ferral passou também a produzir equipamentos para o ramo do petróleo.

Nos anos 80 a empresa passa a ser comandada por Marcus e Sandra, filhos do sócio fundador. Com a nova administração vieram os novos contratos com indústrias farmacêuticas e química. Mesmo assim, em 1982, a Ferral enfrentou uma grande crise; era o fim do milagre econômico no Brasil e o que sustentou a fábrica foram as formas metalicas para a construção civil.

A partir de 1983 e durante a década de 90, a empresa apresentou um período de crescimento, quando suas principais obras eram para o setor civil. A Ferral trabalhava com empresas como a Odebrecht, Queiroz Galvão, OAS, Andrade Gutierrez, Camargo Correia e Carioca Christiani Nielsen Engenharia.

Em 1994, Homero, o fundador faleceu, mas a empresa continuou as atividades normalmente com a direção de Sandra e Marcus.

Em 2001 a Ferral assina seu primeiro contrato com a Petrobras e seu principal produto se tornou as cabeças de lançamento. Esse contrato fez com que a Ferral se qualificasse cada vez mais, obtendo os certificados de ISO e OHSAS.

Continuando a investir na área de tecnologia para produção de equipamentos cada vez mais sofisticados na área de petróleo e na área eletronuclear, a Ferral chegou em 2009, completando seus 50 anos de história, sempre buscando a primazia pela qualidade.



Comments are closed.